-
Arquitetos: Anastassiadis Arquitetos
- Área: 32634 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ana Mello, Rômulo Fialdini
-
Fabricantes: A Janela, Allez Decor, Artefacto, Atelier Adriana Carlota, Bertolucci, By Kamy, Colormix, Cristiana Bertolucci, Dabol, Deca, Decameron, Dimlux, Dpot, El Espartano, Emporio Beraldin, Estúdio Bola, Etel, Ferrante, Flos, Franccino, +23
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Fairmont Hotel & Resort inaugurou em agosto de 2019 o primeiro hotel da marca na América Latina com projeto de arquitetura de interiores de Anastassiadis Arquitetos, escritório capitaneado por Patricia Anastassiadis. O projeto é um retrofit de antigo Sofitel Copacabana e foi desenvolvido com o intuito revelar o frescor e a atmosfera vibrante do Rio de Janeiro aos hóspedes por meio de ambientes que proporcionam bem-estar e conforto, e refletem a exclusividade da marca Fairmont. “O trabalho de retrofit é mais sutil. Ele envolve a afetividade, mexe com a memória que remete a lembranças e histórias”, comenta a arquiteta sobre o projeto. Trazer o Rio de Janeiro para dentro do hotel era uma das principais propostas conceituais do projeto. No térreo, foi feita a integração da calçada e da entrada do Hotel com um mesmo revestimento no piso: a pedra portuguesa, um clássico carioca.
Assim, o hall de entrada proporciona a sensação de estar em uma extensão da praia, permitindo que a luz exterior e a brisa do mar passeiem pelos ambientes. Um dos principais objetivos do projeto de interiores era atualizar ambientes do edifício, criando um layout que valorizasse a onipresente vista da praia de Copacabana. O mar, portanto, pode ser observado de muitas das áreas comuns, incluindo as áreas abertas ao público como o terraço e o SPA. Além disso, os ambientes precisavam de mais fluidez. Os novos layouts foram redesenhados para favorecer a circulação dos visitantes. Uma das principais mudanças foi o deslocamento do saguão do térreo para o 6º andar. Dessa maneira, os hóspedes são convidados a fazer o check-in em uma área entre as piscinas (também resenhadas) e o terraço. Este lounge com um marcante piso e teto, em madeira, proporciona uma imersão perfeita no design nacional já que é repleto de peças de design e arte. Uma das marcas do projeto é justamente a composição de peças de artistas e designers do país.
Móveis projetados por Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin são vistos em muitos espaços do edifício, como as suítes, foyer, loja H. Stern, lobby, restaurante, bar, café e áreas de reuniões de negócios. A cuidadosa curadoria de obras para o projeto - uma das marcas registradas do trabalho de Anastassiadis – reúne também grandes nomes do panorama artístico nacional, com peças de Artur Lesher, Hugo França, Marlon Vital, Hilal Sami Hilal, Estúdio Araquém Alcântara, Alessandro Gruetzmacher, Cacá Mousinho, Cláudio Edinger e Atelier Adriana Carlota.